sexta-feira, 10 de julho de 2009

Reflexões sobre o Espiritismo

"O ESPIRITISMO É ..."

"O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Ele no-lo mostra, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo alude em muitas circunstâncias e daí vem que muito do que ele disse permaneceu ininteligível ou falsamente interpretado. O Espiritismo é a chave com o auxilio da qual tudo se explica de modo fácil." (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo)

"O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações." (AK, O que é o Espiritismo)

"O Espiritismo é a alavanca: Diz-se entre vós que ergo as montanhas, e eu vos digo: venho erguer o mundo, porque o Espiritismo é a alavanca que deve me ajudar. Uni-vos, pois, a mim, eu sou a Fé." (Georges, Médium senhora Cazemajoux, Revue, fevereiro de 1862)

"O Espiritismo é a alavanca que levantará de um pulo ao estado espiritual todo encarnado que, querendo bem compreendê-lo e pô-lo em prática, se ligará em dominar a matéria, a dela se tornar senhor, a aniquilá-la" (Um espírito protetor do médium, Sociedade Espírita de Paris, Médium senhorita A. C., Revue fevereiro de 1864)

"O Espiritismo é a aplicação da moral evangélica, pregada pelo Cristo em toda a sua pureza, e os homens que o condenam, sem conhecê-lo, são pouco sábios." (Ferdinand, filho do médium, Sra. Cazemajoux)

"O Espiritismo é a chave: Por falta de compreendê-los, foi que a Bíblia e os Evangelhos oferecem tantas passagens obscuras e que foram interpretadas em sentidos tão diferentes; o Espiritismo é a chave que deve facilitar-lhes a inteligência." (Allan Kardec)

"O Espiritismo é a ciência de toda a luz; feliz a sociedade que o coloque em prática! Será então somente que a idade de ouro, ou melhor, a era do pensamento celeste reinará entre vós." (São Luis, Revue, agosto de 1860)

"O Espiritismo é a ciência que nos faz conhecer essa lei [lei natural que rege as relações do mundo corporal e do espiritual], como a mecânica nos faz conhecer a lei do movimento, a ótica a da luz." (AK, Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas)

"O Espiritismo é a negação do materialismo que não tem mais razão de ser." (AK, O que é o Espiritismo)

"O Espiritismo é, sem dúvida, uma ciência de observação, mas é mais ainda, talvez, uma ciência de raciocínio; o raciocínio é o único meio de fazê-lo avançar e triunfar de certas resistências." (AK, Revue, agosto de 1859)

"O Espiritismo é estranho a toda questão dogmática." (Allan Kardec, outubro de 1861, Revue)

"O Espiritismo é forte porque se apóia nas próprias bases da religião: Deus, a alma, os sofrimentos e as recompensas futuras; principalmente porque mostra esses sofrimentos e recompensas como conseqüências naturais da vida terrestre, e que nada, no quadro que oferece do futuro, pode ser recusado pela razão mais exigente." (AK, LE)

"O Espiritismo é hoje um fato consumado; ele conquistou seu lugar na opinião pública e entre as doutrinas filosóficas. É preciso, pois, que aqueles aos quais não convém, disponham-se a vê-lo ao seu lado, ficando perfeitamente livres para não aceitá-lo." (AK, O que é o Espiritismo)

"O Espiritismo é o mais poderoso auxiliar da religião. E se é assim, é porque Deus o permite e o permite para reanimar nossas esperanças vacilantes e nos reconduzir ao caminho do bem mediante a perspectiva do futuro." (AK, LE)

"O Espiritismo é o mais poderoso auxiliar da religião." (AK, abril de 1859, Revue)

"O Espiritismo é o mais poderoso elemento de propagação para todas as idéias grandes, generosas e humanitárias, que não cessa de pregar;" (AK, Revue, novembro de 1861)

"O Espiritismo é o progresso moral" (LÉON DE-MURIANE, Espírito protetor, Lyon, 16 de setembro de 1862. - Médium, Sr. Émile, Revue, novembro de 1862)

"O Espiritismo é simplesmente uma moral e que não deverá sair, nem muito, nem pouco, dos limites da filosofia, se não quiser cair no domínio da curiosidade." (São Luis, LM)

"O Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como nenhuma outra ciência, ser aprendido a brincar." (AK, LM)

"O Espiritismo é todo uma ciência que requer estudos sérios, como todas as ciências, e numerosas observações;" (AK, Revue, dezembro de 1862)

"O Espiritismo é um ensinamento: O Espiritismo, permiti-me vo-lo dizer, não é nem uma religião nem uma seita. O Espiritismo é um ensinamento dado aos homens pelos Espíritos que povoam o espaço, e que não são outros senão as almas daqueles que viveram." (AK, Revue, outubro de 1862)

"O Espiritismo é um remédio contra a superstição" (AK, Revue, março de 1860)

"O Espiritismo é uma Ciência Positiva" (AK, Revue, novembro de 1864)

"O Espiritismo é uma alavanca que afasta as barreiras da cegueira." (J.J.Rousseau, LM)

"O Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação" (AK, A Gênese)

"O Espiritismo é uma ciência de observação e não uma ciência de adivinhação ou de especulação. Estudamo-lo para conhecer o estado das individualidades do mundo invisível, as relações que existem entre elas e nós, sua ação oculta sobre o mundo visível, e não pela utilidade material que dele possamos tirar." (AK, O que é o Espiritismo)

"O Espiritismo é uma ciência imensa, como sabeis, e cuja experiência não pode se adquirir senão com o tempo, nisso como em todas as coisas." (Allan Kardec, outubro de 1861, Revue)

"O Espiritismo é uma ciência que acaba de nascer e na qual há, ainda, muito a aprender. Seria, pois, muito presunçoso pretendendo tirar todas as dificuldades: eu não posso dizer senão daquilo que sei. O Espiritismo toca em todos os ramos da filosofia, da metafísica, da psicologia e da moral." (AK, O que é o Espiritismo)

"O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal." (AK, O que é o Espiritismo)

"O Espiritismo é uma ciência, e, não mais do que outra ciência, não se pode aprender brincando" (AK, Revue maio de 1861)

"O Espiritismo é uma defesa contra a loucura" (AK, LE)

"O Espiritismo é uma doutrina filosófica que tem conseqüências religiosas, como toda doutrina espiritualista; por isso mesmo toca forçosamente às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura; mas não é, uma religião constituída, tendo em vista que não tem nem culto, nem rito, nem templo, e que, entre os seus adeptos, nenhum tomou ou recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. Essas qualificações são pura invenção da crítica." (AK, OP)

"O Espiritismo é uma opinião, uma crença; fosse até uma religião, por que se não teria a liberdade de se dizer espírita, como se tem a de se dizer católico, protestante, ou judeu, adepto de tal ou qual doutrina filosófica, de tal ou qual sistema econômico?" (Allan Kardec, ES)

"O Espiritismo é, antes de tudo, uma ciência de observação." (AK, Revue, fevereiro de 1865)

"O Espiritismo é, antes de tudo, uma ciência e não se ocupa com questões dogmáticas. Essa ciência tem conseqüências morais como todas as ciências filosóficas" (AK, O que é o Espiritismo)

"O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações. (...)"

"O Espiritismo é, sem contradita, o mais poderoso elemento moralizador, porque mina o egoísmo e o orgulho pela base, dando um ponto de apoio à moral: fez milagres de conversões; não são ainda, é verdade, senão cuidados individuais,e freqüentemente parciais; mas o que produziu sobre os indivíduos é a garantia do que produzirá um dia sobre as massas. Ele não pode arrancar as más ervas de repente; dá a fé; a fé é uma boa semente, mas é necessário, a essa semente, o tempo para germinar e dar frutos; eis porque todos os espíritas não são ainda perfeitos." (AK, OP)

"O Espiritismo é uma doutrina moral que fortalece os sentimentos religiosos em geral e se aplica a todas as religiões; ele é de todas, e não é de nenhuma em particular; é por isso que não diz a ninguém para mudá-la; deixa cada um livre para adorar a Deus à sua maneira, e observar as práticas que a sua consciência lhe dita, tendo Deus mais em conta a intenção do que o fato." (AK, Revue, fevereiro de 1862)

"O Espiritismo é uma filosofia que toma um lugar amplo no mundo" (AK, Revue outubro de 1862)

"O Espiritismo é uma idéia, e que não há nenhuma barreira impenetrável pela idéia, nem bastante altas que ela não possa transpô-las." (Allan Kardec, outubro de 1861, Revue)

"O Espiritismo é como o aço, e todas as serpentes possíveis usarão seus dentes para mordê-lo." (ERASTO, Médium, Sr. d'Ambel, Revue, abril de 1862)

"O Espiritismo é como o Sol, cego quem não o vê!" (HIPPOLYTE FORTOUL, Grupo Sainte-Gemme. - Médium, Sr. C, Revue, out/1862)

"O Espiritismo é uma luz que iluminará mais de um mistério, a chave de mais de um problema" (AK, Revue, julho de 1859)

"O Espiritismo é uma luz que clareia os recônditos mais tenebrosos da sociedade; é, pois, muito natural que aqueles que temem a luz procurem aniquilá-la; mas, quando a luz tiver penetrado por toda a parte, será necessário que aqueles que procuram a obscuridade se decidam a viver na luz; será, então, que se verão muitas máscaras caírem." (AK, Revue, abril de 1861)

"O Espiritismo é o laço que unirá [os homens] um dia, porque mostrará onde está a verdade e onde está o erro." (Santo Agostinho, LE)

"O Espiritismo é a grande alavanca do progresso em todas as coisas; ele marca uma era de renovação." (AK, Revue, dezembro de 1864)

"O Espiritismo é a garantia da paz e da concórdia entre os homens" (AK, setembro de 1862)

"O Espiritismo é o laço fraternal por excelência" (AK, Revista Espírita, dezembro de 1862)

SIGLAS:
* AK = Allan Kardec
* LM = O Livro dos Médiuns
* LE = O Livro dos Espíritos
* OP = Obras Póstumas

Pesquisa de Sávio, da comunidade "Eu sou Espírita - Espiritismo" do Orkut.