terça-feira, 28 de setembro de 2010

Campanha: Kardec Para Todos!

Por Francisco Amado

Objetivo:

Ampliar a forma de estudar o Espiritismo nos lares, escola, entre amigos etc.

Motivações.

1.) "O Espiritismo não encerra mistérios, nem teorias secretas; tudo nele tem que estar patente, a fim de que todos o possam julgar com conhecimento de causa.".

Uma verdadeira multidão de pessoas se dizem espíritas e freqüentam sessões sem jamais haverem lido "O Livro dos Espíritos" ou qualquer outra das obras básicas da doutrina.

Fala-se muito no Evangelho segundo o Espiritismo e que as pessoas que o praticam são de alguma forma mais assistidas que outros que não praticam.

Esta visão não tem nada a ver com os ensinos espíritas, pois a doutrina tem por objetivo auxiliar as pessoas em seu progresso moral.

E este se efetua quando a pessoa sabe as finalidades da vida e porque esta aqui, qual seu papel e assume suas responsabilidades perante a sociedade.

2. )"Criar em todos os lares o hábito de debater em família, as questões corriqueiras do dia a dia sob a ótica espírita."

As pessoas que só têm conhecimento superficial do Espiritismo são, naturalmente, inclinadas a formular certas questões, cuja solução podiam, sem dúvida, encontrar em um estudo mais aprofundado dele; porém, o tempo e, muitas vezes, a vontade lhes faltam para se entregarem a observações seguidas.

Antes de empreenderem essa tarefa, muitos desejam saber, pelo menos, do que se trata e se vale a pena ocupar-se com tal coisa. Por isso, achamos útil apresentar resumidamente as respostas a algumas das principais perguntas que nos são diariamente dirigidas;(O que é o Espiritismo )

Sendo objetivo da doutrina o progresso moral da humanidade nada melhor do que estudar a doutrina de forma natural, ou seja, debatendo noticias e fatos do dia a dia usando O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e debatendo entre si.

Para isso não é necessário estipular dia ou horário, seguindo de quais quer rituais, bastando ter O Livro dos Espíritos sempre à mão e conhecendo o pequeno livro O que é o Espiritismo, colocar as questões cotidianas sob a ótica espírita.

Não se aprende doutrina espírita através de romances.

3.) "Dissemos que o Espiritismo é toda uma Ciência, toda uma Filosofia".

Portanto quem desejar conhecê-lo seriamente deve, pois, como primeira condição, submeter-se a um estudo sério e persuadir-se de que, mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando.

Aqui esta uma lista de livros sugerida por Kardec no o livro dos Médiuns.

1º) O que é o Espiritismo: Esta brochura, de apenas uma centena de páginas, apresenta uma exposição sumária dos princípios da Doutrina Espírita, uma visão geral que permite abranger o conjunto num quadro restrito. Em poucas palavras se percebe o seu objetivo e se pode julgar o seu alcance. Além disso, apresenta as principais perguntas ou objeções que as pessoas novatas costumam fazer. Essa primeira leitura, que exige pouco tempo, é uma introdução que facilita o estudo mais profundo


2º) O Livro dos Espíritos: contém a doutrina completa ditada pelos Espíritos, com toda a sua Filosofia e todas as suas conseqüências morais. É o destino do homem desvelado, a iniciação ao conhecimento da natureza dos Espíritos e os mistérios da vida de além túmulo. Lendo-o, compreende-se que o Espiritismo tem um objetivo sério e não é um passatempo frívolo.


3º) O Livro dos Médiuns: Destinado a orientar na prática das manifestações, proporcionando o conhecimento dos meios mais apropriados de nos comunicarmos com os Espíritos.É um guia para os médiuns e para os evocadores e o complemento de O Livro dos Espíritos.

4.) O Espiritismo não é obra de romances e sim de filosofia, mas não é vedado sua leitura.

Na doutrina espírita a dúvida é um dos elementos básicos para a busca da verdade. Kardec a aconselha como método de controle das manifestações mediúnicas e dos estudos dos princípios doutrinários.

Portanto a leitura de seu romance preferido pode ser objeto de estudo agradável a partir do momento que você compare as informações recebidas com o que informa o livro dos Espíritos e O livro dos médiuns.

Devemos ter bem claro que A opinião de um Espírito - seja qual for o médium, seja qual for à categoria desse Espírito - é sempre uma opinião própria, não é um princípio doutrinário.

Sobre o Culto do Evangelho no Lar

Aqueles, no entanto, que tiveram a curiosidade de examinar tal recomendação diretamente, nas obras básicas tiveram uma espantosa surpresa: A TAL RECOMENDAÇÃO NÃO EXISTE!

E isto ninguém pode contestar Kardec não menciona o estudo do evangelho como fundamento doutrinário, portanto, a atual tendência dos seguidores de ensinos mediúnicos oriundos de Entidades espirituais não tem amparo nos conceitos de Kardec, é apenas uma opinião particular do espírito não é um principio doutrinário.

Quem quiser divulgar esta campanha pegue a imagem abaixo e poste em seu blog, envie por e-mail, imprima leve para seu centro espírita faça sua parte.

Vamos Estudar Kardec no Lar.

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

O resto é pura invencionice.

http://ensinoespirita.blogspot.com/