terça-feira, 8 de setembro de 2009

Espiritismo, valores e sociedade

Por Humberto Mariotti / Rita Foelker

Uma das questões relacionadas à transformação da sociedade pelas idéias espíritas é saber se precisaremos tornar cada pessoa um espírita ou não. Porque muitas instituições assim agem, incentivando um misticismo e um sectarismo que não fazia parte da visão de Kardec para o futuro.

A Educação Espírita, nestas casas, é vista como formação religiosa, preparando a criança para aceitar uma determinada interpretação de mundo, para a participação em determinados cultos e a aceitação de conceitos específicos de vida.

Contudo, se é preciso que certas denominações religiosas assim ajam, porque seus ideais e argumentos só cabem dentro de sua estreita concepção de vida, diferente é a Doutrina Espírita.

E este é um pensamento repleto de conseqüências práticas, como veremos.

O pensamento espírita transcende os limites dos postulados espíritas e não foi feito somente para os espíritas. Os argumentos que sustentam, por exemplo, a existência de Deus, dentro do corpo doutrinário do Espiritismo, são também válidos perante outras posições filosóficas. Isto estabelece uma distinção, quando observamos que o pensamento católico sobre Deus só se justifica dentro do Catolicismo e que o pensamento islâmico sobre Deus só se justifica no Islã.

Eis porque uma abordagem de valores morais tem muito mais chances de ser bem sucedida dentro da visão espírita, exatamente porque ela não está atrelada a uma religião, mas a um raciocínio eminentemente filosófico, fundamentado na razão e na experiência e, não somente, numa interpretação unilateral do sentido da vida.

E como cada sociedade vive na balança de seus valores predominantes... o exemplo e a vivência dos valores decorrentes do pensamento espírita influencia a sociedade.

Então, não é direcionando suas crenças e condicionando seu comportamento que preparamos crianças para agirem com mais convicção e para decidirem com mais consciência espiritual. Fazemos isto quando lhe permitimos conhecer e perceber o significado de ser um Espírito imortal, enviado por Deus às aprendizagens e experiências da existência. Se a colocamos em contato com as leis divinas de modo direto e prático, logo se sentem inseridas em sua dinâmica e passam a reconhecê-las, utilizando este conhecimento para desenvolver seus potenciais e caminhar no Bem.

Mais importante que ser ou não ser espírita é agir como um ser transformado para melhor pelo conhecimento do Espiritismo.

0 comentários:

Postar um comentário