quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Franca propaganda

Por Cairbar Schutel

Estamos nos tempos de franca divulgação do Espiritismo. O nosso trabalho atual deve ter por mira principal a propaganda da Doutrina.

Caluniado, injuriado, torpemente mistificado, o Espiritismo sofreu até aqui os mais injustos apodos, as mais cruéis injustiças, resignando-se a limitar os seus Ensinos a meia dúzia de adeptos que, de portas fechadas, hauriam as suas palavras de verdade e consolação.

Os tempos agora mudaram, a época é de liberdade e todos nós temos obrigação de fazer valer, de anunciar abertamente a todos os que nos quiserem ouvir os princípios regeneradores que o Espiritismo contém, livre de todas as injunções sectárias. E quem ouvindo-os, estudando-os, observando-os, sem espírito preconcebido, deixará de aceitá-los, de acolhê-los com boa vontade?

Se nós só pregamos a paz, o amor fraterno, a liberdade sob os auspícios divinos; se nós recomendamos a todos o estudo como meio de compreensão da Lei Natural; se a nossa doutrina, em vez de levar a luta e a guerra entre os povos, tem por escopo estabelecer a harmonia e a concórdia, quem nos poderá impedir de exercer os nossos direitos de livre-pensamento, de livre-ação?

Já temos prestado muitos benefícios, reservadamente, aos que sofrem, aos que choram, aos que não creem, aos desiludidos das vãs promessas das religiões humanas. Estendamos agora a nossa ação à coletividade. Anunciemos a todos, ao menos, a base fundamental da nossa Doutrina, mostremos aos que nos ouvirem que o Espiritismo é uma Mensagem Divina, como foi o Cristianismo há dois mil anos; que não estamos entrincheirados à semelhança das doutrinas sectárias que dividem a socidade e estabelecem a confusão nos povos; que queremos a união sob os princípios cristãos de fraternidade e com a Paternidade de Deus, porque, de fato, todos somos oriundos dum mesmo Criador e Pai; que para nós não há privilégios nem exclusões, porque todos estamos ligados pelo amor de Deus.

Precisamos salientar a todos a nossa missão de paz, de ordem e de Verdade, e só podemos fazê-lo por uma larga propaganda, por uma profusa difusão do Espiritismo.

Unamo-nos, trabalhemos e procuremos cumprir as ordens de Jesus que consistem resumidamente na pregação do Evangelho.

Fonte: O Clarim - Publicado em 1 de janeiro de 1937

0 comentários:

Postar um comentário