sexta-feira, 29 de abril de 2011

André Luiz existiu?

Por Randy*

O famoso e suposto autor espiritual André Luiz, que dispensa apresentações, nos é apresentado por Francisco Xavier como um espirito inferior que, sem mais nem menos, o movimento espirita elevou à categoria de espírito puro.

Sim, espirito puro, pois aos espiritos puros é dado tudo saber e André Luiz aparenta ter respostas para tudo. Mas, somente sob o seu unico ponto de vista, sem consolidação nenhuma com nenhum tipo de aferição ou consolidação.

E quando uma informação não é aferida e quando não há o menor interesse em aferi-la, somos obrigados, por plena compreensão do conteúdo do Livro dos Médiuns, a questionar a própria identidade do espírito.

Não há provas - nenhuma - da identidade desse espirito. Estranhamente, quando Kardec compilou a codificação, os espiritos comunicantes faziam questão de se identificar - e com nomes que utilizaram encarnados e que eram plenamente conhecidos. A lista é grande e extremamente significativa. Claro que os nomes em si não dizem nada, mas o conjunto de informações com identidade também auxiliam na credibilidade de uma informação após, é claro, aferida pelo CUEE.

Mas... quem era André Luiz?... Qual sua importância para a história da construção do pensamento filosófico? Vamos apelar - qual sua importância para a construção do pensamento cristão? Que grande cientista teria sido para aprimorar a ciência espírita? Que lastro intelecto/moral ele possuía para, mesmo sem considerar o CUEE, alguém lhe dar crédito?

Não sabemos. O que sabemos são as estranhas palavras de Waldo Vieira, co-autor de diversos livros assinados por André Luiz, no sentido de que Chico Xavier fraudou comunicações. Isso é grave e isso é muito sério. Temos ainda comprovações de plágio de obras cientificas em sites de análise cética. E temos pareceres de cientistas destruindo as fantasiosas teorias cientificas daquele suposto autor espiritual.

Então, esse suposto espirito, realmente existiu?

Que provas temos disso? Basta a palavra de UM médium? O mesmo acusado de fraude por seu parceiro?

Surgiram lendas de que seria um médico brasileiro famoso. Até quadros já foram pintados. Mas... onde a comprovação? Se um Erasto chega para um medium e dita um compendio de gloriosos axiomas cientifico/morais e diz: sou Erasto, por que o suposto espírito mais lido do país nunca disse: sou fulano?

Vamos nos lembrar que esse mesmo suposto espirito, segundo as proprias palavras de seu suposto autor encarnado, acabava de sair do inexistente Umbral. Bem, se saiu de lá, era inferior... Afinal, embora seja possivel evoluir no plano espiritual, a reencarnação é compulsória para essa evolução. Então, um suposto espirito sai do Umbral e logo em seguida vira um sábio com milhares de seguidores encarnados?

De onde teria saido, então, S. Agostinho, S.Luiz, Erasto?

E esse mesmo suposto espirito, saido do Umbral, dita impiedosamente uma nova doutrina simulando ser Espiritismo e... as pessoas seguem??? Então, estamos a seguir imperfeitos e os superiores são deixados ao lado?

Vamos fazer outras indagações, todas sem resposta:

- Por que Francisco Xavier nunca recebeu comunicação de um espirito da codificação?

- Por que este mesmo autor jamais recebeu uma unica comunicação de Kardec?

- Por que jamais se leu a partir dele uma unica comunicação do Espirito de Verdade?

- Quais, de fato, foram as comunicações de espiritos de fato superiores recebidos por este autor?

- E por que, afinal de contas, as pessoas em geral não tentam responder a essas perguntas sem a paixão da idolatria?

Quem é André Luiz, então? Teria mesmo existido? Ou foi apenas o fruto de animismo de seu autor encarnado - acusado de fraude por seu sócio?

OBS: estamos totalmente abertos à contestação destas idéias, desde que devidamente embasadas. Afinal, são perguntas. Talvez nós mesmos desconheçamos respostas importantes. Vamos ver... Sempre tem alguém que responde. Quando não é aqui**, são as maricotas de outros lugares que não tiram os olhos daqui pelo ibope pessoal...

*Randy é moderador da comunidade "Eu sou Espírita - Espiritismo" do Orkut. ** O autor refere-se à citada comunidade do Orkut.

Um comentário:

  1. Ótima reflexão.

    Deixo aqui para sua analise e divulgação um recado para os espiritas.
    http://midiadeofertas.blogspot.com/2011/05/recado-aos-espiritas.html

    ResponderExcluir