sábado, 30 de julho de 2011

A Doutrina Espírita não é a única a sofrer distorções

Por Lilia do Canto

Há pessoas fora do Espiritismo que já estão conhecendo a ortodoxia espírita. Pessoas que não conhecem nada sobre a DE, mas já ouviram falar. E aí eles percebem que esse pensamento ortodoxo é muito diferente do que eles conhecem do Espiritismo famoso, aquele que aparece na televisão e fala de Chico Xavier. Diante disse, alguns disseram: “que tipo de ciência é essa que tem tantas discordâncias entre si?”. Mas acontece que a Doutrina Espírita não é a única.

“Não é a única o que?”, você deve estar se perguntando. Não é a única ciência a sofrer distorções, não é a única ciência que é divulgada erroneamente. Percebe-se isso quando vemos muitas ideias científicas deturpadas se espalhando, e também ocorre igualmente com o Espiritismo.

Acessando os seguintes links, você perceberá como cientistas tentam desmentir ideias populares. Com eles também há essas discordâncias, afinal elas são mais do que necessárias. Sem o debate, tudo fica na mesma. E com os espíritas, não é diferente: quem estuda pouco, ou não estuda, acaba divulgando ideias equivocadas.

Esses links são apenas para mostrar que também existem essas "guerras" no meio científico (apesar de que para nós não há guerra nenhuma). Não estou pró nem contra, afinal não posso simplesmente escolher um lado se não sou especialista nesses assuntos.

Primeiro, um físico argumentando que Einstein nunca disse aquela famosa frase "Tudo é relativo".

http://clickeaprenda.uol.com.br/mostraConteudo.action?nivel=m&codigoPagina=NOT1012060201

Na Psicologia, não é diferente. Muitas ideias do senso comum são atribuídas a ela, essa é uma delas:

http://super.abril.com.br/blogs/como-pessoas-funcionam/conselhos-errados-que-as-pessoas-dao-extravasar-raiva-faz-bem/

E por último, o famoso aquecimento global. O climatologista abaixo mostra argumentos de que não há nada que prove que o CO2 define o clima mundial:

http://www.youtube.com/user/Willian1982spfc#p/u/0/JxC_JIwat9s


Ideias científicas são deturpadas o tempo todo. Ideias de tudo, na verdade. Acredito que seria impossível impedir isso, pois as pessoas falam o que ouvem, e quem poderia saber que o que você aprendeu o tempo todo estava errado? Alguém comum, no dia-a-dia, que disse uma mentira sobre alguma ciência porque ouviu falar, não é tão culpada quanto aquela que se diz especialista no assunto. Quando todo mundo fala a mesma coisa, nós acabamos pensando que é verdade, por isso há aqueles que caem mais por causa disso do que por má fé. Claro que isso não impede de termos cuidado com o que falamos, mas isso é comum. Só que com o Espiritismo, o caso está muito pior.

O problema é que a própria FEB é a principal em criar essas distorções, quando ela deveria ser quem divulga corretamente o Espiritismo. Um livro muito bom sobre as deturpações do MEB (Movimento Espírita Brasileiro) é o Conscientização Espírita, que mostra como começou tudo isso, com Roustaing, e como continua até hoje.

Portanto, essas divergências não tiram o crédito do Espiritismo. A discussão é uma das melhores formas de se buscar a verdade.

Um comentário:

  1. Hoje em dia muito se escreve, se publica e se divulga em nome do espiritismo. Porém, nem tudo é, de fato, baseado na doutrina, confundindo os próprios espíritas e iludindo os desavisados. Mas Allan Kardec, na Revista Espírita de 1858, já apresentava diretrizes de como falar do espiritismo de forma séria e responsável.
    Convido a ouvirem sobre isto no programa Universo Espírita que trata deste tema importante para a doutrina e essencial para quem não quer ser enganado pelos "falsos profetas" do espiritismo: http://noticiasespiritas.blogspot.com/2011/08/divulgacao-do-espiritismo-segundo.html

    ResponderExcluir