quinta-feira, 26 de abril de 2012

Assombração, demônio ou Ciência? A Paralisia do Sono: quando seus pesadelos se tornam “realidade”

Por Gabriel Cunha*

Você está dormindo em sua cama… de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer… “o que está acontecendo?” você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto.

Enquanto isso acontece, você nota algo diferente. Então percebe: não está sozinho.

Pior, uma presença com forma humana esmaga seu peito. E ela é má.

Você acordou no mundo dos sonhos, e não há nada que possa fazer a respeito.

A cena acima é assustadora e adaptei de um excelente artigo que acabei de ler na revista Wired. Não foi retirada de algum script de filme de terror, trata-se da descrição padrão de uma condição médica real: a Paralisia do Sono.

Vocês devem estar se perguntando porque eu, um biólogo molecular, resolvi escrever sobre um tema completamente fora de qualquer coisa que eu já tenha estudado, certo?

Simples, essa cena exata aconteceu comigo alguns anos atrás e esse fenômeno estranho acontece com uma porcentagem estimada de 50% da população pelo menos uma vez na vida. No meu caso acabei acordando uma das pessoas que dividia a casa comigo com meus gritos, depois que a paralisia passou (história real).

Não sabia o que tinha acontecido e não consegui dormir em seguida. Por MUITO tempo aquilo ficou na minha cabeça (o fato aconteceu na metade de 2004), mas resolvi deixar para lá até dar de cara com o artigo que mencionei e arrepiar ao ler a descrição que adaptei no começo desse post.

O que é?

A Paralisia do Sono é caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer. Também é conhecida como Atonia REM por estar diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do nosso sono REM, a fase do sono em que ocorrem nossos sonhos mais vívidos. Durante esta fase os olhos movem-se rapidamente (em Inglês, rapid eye movement) e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.

Como é sabido, nosso cérebro paralisa os músculos durante essa fase do sono para prevenir possíveis lesões pelo fato de algumas partes do corpo poderem se mover durante o sonho (principalmente ao sonharmos que estamos caindo ou quando damos uma porrada na parede). Quando acordamos subitamente o cérebro pode “não perceber” e o estado de paralisia não é desativado.

O resultado vocês já devem prever: a pessoa fica consciente mas incapaz de se mover. Para piorar o cenário de desespero esse estado pode ser acompanhado pelas chamadas alucinações hipnagógicas, que envolvem imagens e sons, características dessa condição.

Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas (tenho certeza que vai ter muita gente reclamando nos comentários).

Os sintomas (adaptado da Wikipedia)


Paralisia: ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar (no meu caso eu gritava, gritava e não saía som algum da minha boca), e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração.

Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou ouvir sons estranhos. As alucinações parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam também sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o.

Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos (comigo foram uns 2 minutos, mas pareceu uma eternidade) e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas (não tenham dúvida disso, eu fiquei aterrorizado de verdade).

Pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Já foi sugerido que ela esteja relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.

Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:
  • Dormir de barriga para cima;
  • Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono;
  • Stress elevado;
  • Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém;
  • Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio; a indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido;
  • Sono induzido através de medicamentos, como anti-histamínicos
  • Uso recente de drogas alucinógenas (essa era fácil de imaginar que estaria na lista)
PS: se eu respondesse essa lista na época, só não me encaixaria nos dois últimos itens. E eu ainda ficava imaginando os motivos de eu ter passado por essa péssima experiência…

Referências Culturais

Existem diversas manifestações culturais em muitos países diferentes que tratam do fenômeno da paralisia do sono, havendo até uma representação em nosso folclore, uma criatura chamada Pisadeira.

Na cultura Hmong, é descrita uma experiência chamada dab tsogou ou “demônio apertador”. Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, não maior que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito.

No Vietnã, chama-se ma de, que significa “segurado por um fantasma”, sendo que muitas pessoas acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas, causando a paralisia.

Na China, são as guǐ yā shēn ou guǐ yā chuáng (por favor, não me perguntem como pronuncia), o que pode ser traduzido literalmente como “corpo pressionado por um fantasma” ou “cama pressionada por um fantasma”.

Na cultura japonesa, a paralisia do sono é conhecida como kanashibari, que significa literalmente “atado ao metal”.

Na cultura popular húngara é chamada lidércnyomás (“lidérc pressionante”) e pode ser atribuída a um número de entidades sobrenaturais como aparições, bruxas ou fadas.

Quem tiver maior interesse nesse fenômeno, sugiro a leitura de um excelente artigo de revisão que saiu no periódico The Psychologist agora em Agosto.

Alguns de vocês podem estar se perguntando algo como “O que fazer se acontecer comigo?”, visto que quem escreve esse artigo já passou pela situação descrita, e talvez possa falar algo para ajudar.

Minha resposta? Tentem ficar calmos, e torçam para acabar logo. De verdade.

Gabriel Cunha é Mestre em Ciências (Biologia Molecular) pela UNIFESP, onde atualmente faz doutorado. Também é ligado na área de educação em ciências.

Fonte: Science Blogs - http://scienceblogs.com.br/rnam/2009/08/paralisia_do_sono_quando_seus/

9 comentários:

  1. O autor não deixa clara sua posição sobreo tema.A paralisia do sono é patologia neurológic(parassonia)?é influência de espíritos perturbadores(obsessão/) ou ambas as opções?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ricardo. O Gabriel, até onde sei, não é espírita. No meu entendimento, e não posso falar pelo autor, o título do artigo é um forma de chamar a atenção para a questão, pois no texto ele deixa claro que os sintomas que muitos associam à presença de maus espíritos (e, em alguns casos, de alienígenas), é provocado pela paralisia do sono. Ou seja, são sintomas de causa orgânica, e não espirituais ou extraterrestres.

    ResponderExcluir
  3. Nesse caso então,dentro de uma abordagem científica,ou médica,o texto é bastante válido.Realmente certas condições orgânicas,como hipóxia cerebral,uremia e septicemia entre outras podem levar ás chamadas alucinações hipnogógicas e hipnopômpicas que levam a essas percepções por parte do paciente.Mas sabemos que existem também os fenômenos obsessivos que podem levar a essas percepções.

    ResponderExcluir
  4. Isso já aconteceu comigo e várias vezes. Senti alguém sobre mim, outras vezes eu queria acordar e não conseguia. Gritava para que me ouvissem. Eu estava acordado por dentro, mas meu corpo não respondia. Comentei com uma prima e ela disse que isso acontecia com ela. Essa prima me deu uma solução, estalar os dedos dos pés. Lembrei disso e consegui, masa a sensação deste tipo de coisa é terrivel.

    ResponderExcluir
  5. Essa tal de paralisia do sono, acontece regularmente comigo, e muito frequente, e nunca consegui achar alguém que tenha passado por isso tantas vezes quanto eu, eu tenho medo de ficar no meu quarto por isso, passei dias sem dormir por medo de ter a tal paralisia denovo, eu nao sei o que fazer, uma senhora que trabalha em um centro espírita me falou que isso e relacionado ao espiritismo, mas nao me disse o porque disso ocorrer, eu não sei mais o que fazer, e horrível isso, sinto a joguem prendendo meus pes, mais, e apertando contra a cama, e nunca e igual um ao outro caso, sinto alguem prendendo meus pes, minhas maos, outro dia sinto pressionar meu pescoço, são em lugares diferentes, isso da um desespero horrível, consegue ver o que acontece a sua volta, mas nao consegue se mover, falar, parece que tem o peso do mundo inteiro em cima de você .. Eu nao sej o que fazer pra parar isso, ja li tantas coisas sobre que nem sei qual e a verdadeira.:(

    ResponderExcluir
  6. Uma pessoa pode ter ataque do coração com uma paralisia do sono por que eu acho que se eu tivesse algum problema de coração.

    ResponderExcluir
  7. oi,faz pouco mais de uns 5 anos tive isto pela primeira vez, fiquei muito assustada pois eu estava acordada e não conseguia me mecher!, quer dizer, eu tentava tentava , e com grande esforco eu mexia um pouco da minha mão para cima, porem mais nada. apos isto acordei e nao dormi mais.
    hoje tenho isto mais ou menos umas7 vezes por mes. ja etou meio acostumada, mas ainda fico com medo. nao consegur me mecher ... brrr..
    bom pessoal, andei lemdo um pouco a respeito disto, e percebi que muitas pessoas gostariam de ter sonho ludico,ou ate mesmo a paralizia. sim! existe muitas tecnicas para se conseguir, porem peço q nao tentem . o sonho lucido e meio q uma paralizia tb , pois vc esta acordado na fase REM e se vc tiver medo(como eu ) vai acabar nao tendo sonho lucido e passarra por momentos assustadores . bom psoas, espero q eu ajudei ..

    ResponderExcluir
  8. Sinto isso quase toda noite, e agora nem durmo mais sozinha por medo. Sinto como se algo estivesse se apossado do meu corpo, as vezes sinto meu corpo flutuar. Fico em desespero total, tento gritar para pedir socorro e minha voz não sai, pior coisa que alguém pode sentir, é como se um demônio tivesse entrado em vc.

    ResponderExcluir
  9. Tenho isso, mas na minha opinião não é algo normal... Acredito que esses espíritos se aproveitam de pessoas que andam fracas espiritualmente... Sempre que isso acontece comigo, eu acordo cansada, ofegante e com a impressão de que esses espíritos zombam de mim

    ResponderExcluir