quarta-feira, 16 de outubro de 2013

[Livro] - Biógrafo de Chico Xavier escreve sobre vida de Kardec

O jornalista Marcel Souto Maior, autor de "As Vidas de Chico Xavier", escreve agora sobre a vida de Allan Kardec, francês que codificou o espiritismo no século 19.

Em "Kardec", título com lançamento previsto para 21 de outubro, Souto Maior procura compreender como um cético notório se transformou em uma referência quando se trata de comunicação espiritual e vida após a morte.

Nascido em 1804, Hippolite-Leon Denizard Rivail, nome de batismo de Kardec, buscava uma explicação racional para uma série de fenômenos ocorridos em uma pequena propriedade no Estado de Nova York, nos EUA, em 1848.

As manifestações --sons cadenciados ouvidos pela família Fox, donos da propriedade-- foram testemunhados por outras pessoas. A investigação resultou na criação da doutrina espírita e rendeu os cinco livros fundamentais para o espiritismo.

Além de "As Vidas de Chico Xavier", livro adaptado para o cinema com o título "Chico Xavier", o autor também assina "Por Trás do Véu de Ísis" e "As Lições de Chico Xavier".

*
"Kardec"
Autor: Marcel Souto Maior
Editora: Record
Páginas: 322

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

Fonte: Folha de São Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2013/09/1346232-biografo-de-chico-xavier-escreve-sobre-vida-de-kardec.shtml

2 comentários:

  1. Prezados,

    Vocês já leram o referido livro?

    Em http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Biografias%20Allan%20Kardec/Biografias%20de%20Allan%20Kardec%20(Diversas).htm , nos é oferecido GRATIS a biografia de Kardec por Henri Sausse( CONTEMPORÂNEO DE KARDEC) e outra por Júlio Abreu Filho.

    A FEB tem uma outra FEITA por FEBeanos, agora este autor chiquista FAZ a biografia de Kardec? Será que tem algo A MAIS, VERDADEIRO, além das duas primeiras biografias referidas? Temos visto o quanto os "E$PÍRITA$" têm tido intere$$e$ em editar novo$ e lucrativo$ livro$.

    Cuidado ao indicarem obras SEM UMA LEITURA CRÍTICA das mesmas.

    Wilton Oliveira - RJ

    ResponderExcluir
  2. Olá, Wilton. Na verdade, a postagem tinha por objetivo divulgar um novo lançamento, e não indicá-lo. Não haveria como fazer comentários a respeito, uma vez que ele está sendo comercializado em pré-venda, não tendo chegado às lojas ainda. Marcel Souto Maior não é espírita e se encontra fora dos debates de o que é ou não antidoutrinário. Já mostrou isenção e correção na biografia de Chico Xavier, que, inclusive, é utilizada em vários trabalhos científicos nas universidades. Acreditamos que o autor não sairá desse caminho. Quando tivermos o livro em mãos, poderemos analisá-lo com a justeza que o próprio Allan Kardec fazia com obras que lhe chegavam em mãos e recebia sua análise na Revista Espírita. Abraços.

    ResponderExcluir