segunda-feira, 31 de agosto de 2015

É preciso nascer novamente

Octávio Caúmo
Por Octávio Caúmo Serrano - caumo@caumo.com

Certa vez um amigo me perguntou: – Você acredita em reencarnação? Disse-lhe que não! Reencarnação não é algo em que se acredita, mas que se constata na convivência com as pessoas.

Como explicar as razões da diferença entre os homens? Uns saudáveis outros fracos e doentes? Uns ricos e bonitos e outros pobres e feios? Muitos inteligentes e outros com dificuldade para entender o elementar? Uns vivem dez outros cem anos! O intrigante é que, às vezes, a disparidade existe entre irmãos, nascidos e educados pelos mesmos pais. Prova que apenas a genética não pode explicar a diferença entre tipos humanos.

Cada homem é uma alma milenar que passou por muitas experiências em vidas anteriores; reencarnações. A maioria sabe disso. Disse a maioria, porque a exceção fica por conta das doutrinas cristãs ocidentais; excetuando-se o Espiritismo, é evidente.

Para acreditar na justiça do Criador, admitindo que o homem não tenha qualquer culpa ou mérito pela sua vida atual, já que para os cristãos, exceto os espíritas, vive-se uma só vida, seria preciso que nascêssemos todos ricos, bonitos, saudáveis e inteligentes. Por que o Pai privilegiaria alguns e puniria outros, já que não teriam nem mérito nem pecado; eram criados naquele momento e nada justificaria que tivessem defeitos de físico ou de alma, se são filhos de Deus, à sua Imagem e Semelhança? E Ele é perfeito!

Se o erro fosse dos pais, que se punissem eles, não os descendentes. É mais ou menos como transferir o pecado de Adão para nós que não temos nada com isso. Nem o conhecemos. Tais fantasias já não mais encontram abrigo no homem atual desejoso de entender com racionalidade o que lhe ensinam. O misticismo perdeu a importância!

Quando todos crerem na reencarnação e vive-la, sabendo que terão de responder pelos seus feitos até o último ato, a violência do mundo certamente diminuirá. Saberão que apesar de escapar das leis humanas não se livrarão da justiça divina. Esta não se vende!

Jornalista e poeta

Jornal Correio da Paraíba – 28/08/2015

3 comentários:

  1. É a pura das verdades, pois é devido à ignorância de grande parte da população mundial, que este mundo é injusto e cruel, porque se acreditassem na reencarnação, e que a vida atual é a soma das reencarnações anteriores, mudariam com certeza de atitude perante si mesmos, e essencialmente perante todos os seus semelhantes, porque todos somos irmãos e filhos do mesmo Pai Celestial, que observa todos os passos do homem.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto! Bela explanação! A filosofia espírita como sempre se mostra eficaz perante as reflexões e questionamentos da vida. Se todos tivessem esse consenso em comum ha... Seria maravilhoso! Mas infelizmente muitos ainda se encontram presos ao materialismo ou aos dogmas das supostas "Palavras de Deus" (oq é interessante e estranho, já Deus nos ensina sempre através dos exemplos de sua perfeição e sabedoria) oq resulta num significativo e por vezes crucial atraso! Excelente artigo!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Octávio, sem dúvida, a Razão, muito mais do que a Religião, pode nos levar a compreender um pouco os processos da existência e da vida. Talvez, quando um pouco desse entendimento contemplar a maioria da humanidade, sejamos seres mais responsáveis e menos sofridos.

    Um abraço cordial.

    ResponderExcluir