terça-feira, 11 de agosto de 2009

BIOGRAFIA - Gélio Lacerda da Silva

"Advogado, escritor - natural de Baixo Guandú, Estado do Espírito Santo. Filho de Abílio Dias e Zulmira Lacerda. Passou a maior parte de sua vida na cidade de São Paulo, onde casou-se com Terezinha Zizzi da Silva na cidade de Bernardino de Campos, interior de São Paulo. Em 1977 voltou para o seu estado natal. Logo cedo ingressou no Espirtismo. Foi um de seus maiores militantes.

De 1953 a 1977 foi diretor do Departamento de Doutrina da Mocidade Espírita 3 de Outubro. Posteriormente, na qualidade de diretor do Centro Espírita Apóstolo Estêvão, adeso à 14ª União Distrital Espírita - Vila Formosa, nesta exerceu diversos cargos de diretoria e da qual foi representante junto aos demais órgãos da USE, nas reuniões do então Conselho Metropolitano Espírita (CME), onde, inclusive, participou do Departamento de Doutrina, e nas reuniões do Conselho Deliberativo Estadual.

Integrou a 1ª Comissão Mista Pró Fusão USE-FEESP ( Federação Espírita do Estado de São Paulo), concluindo seus trabalhos em 1972. Em 1977, voltou para Vitória-ES e ali exerceu as seguintes atividades: Estruturou o Departamento de Doutrina e foi nomeado seu diretor, de 1978 a 1980. Presidente da Federação por dois mandatos consecutivos, de 1980 a 1986.

Passou 20 anos de sua vida preparando uma síntese da grande discordia que há dentro da doutrina espírita entre Kardec e Roustaing. Enfim, desses anos, nasceu uma das maiores obras do verdadeiro Espiritismo: Conscientização Espírita. Publicado no ano de 1995 pela editora EME, teve repercussão nacional e internacional.

Eu como filho desse grande homem, presenciei a sua determinação, juntamente com minha querida mãe que, diuturnamente, o ajudava em correções, pesquisa, etc. E, batendo centenas, milhares de vezes às teclas de sua velha máquina de escrever, buscou desmascarar os apócrifos livros de J. B. Roustaing que, ironia do destino, são preservados e lançados nas entrelinhas da literatura espírita, sob o comando da Federação Espírita Brasileira.

Contudo, hoje, passados 17 anos do lançamento de Conscientização Espírita, muitos adeptos, seguidores, simpatizantes, etc., estão se conscientizando que só existe uma verdade: "Fora de Kardec não há Espiritismo!" Como filho só tenho a agradecer o que meu pai fez em benefício do bom senso e dos verdadeiros espíritas. Falo isso com liberdade e imparcialidade, pois li e reli seus rascunhos com os olhos voltados na história. E, acima de tudo, usando a ética de minha profissão de advogado. Sua partida para o plano espiritual foi prematura. Todavia, a semente de suas idéias estão espalhadas."

Por seu filho.

Comentários sobre a obra

Jon Aizpurua:


" Conscientização Espírita", el cual he leído con muchísimo placer y con la alegria de encontrar em tal obra, un conjunto de análisis, reflexiones y enfoques críticos en torno a la actitud lamentable de la F.E.B de continuar defendiendo y divulgando las erróneas tesis roustainguistas. Suscribo su postura valiente em defensa de nuestra querida Doctrina Espírita, siempre em los moldes que estableció el Maestro Allan Kardec."

Jorge Rizzini:

"A obra é importantíssima, pois a pesquisa foi profunda e rebate com argumentos irrespondíveis a malograda e detestável tese de J. B. Roustaing. Acresce, ainda, que o autor soube estruturar o livro, o que torna a leitura muito agradável."

Celso Martins:

" É o melhor livro que já li constra Roustaing. Recomendo à Opinião E. sua publicação, para que seu trabalho - irrespondível - tenha a mais ampla divulgação."

Erasto Prestes:

"O livro de Gélio Lacerda da Silva, intitulado "CONSCIENTIZAÇÃO ESPIRITA" é excelente, pois ele mostra, com riqueza de detalhes, o péssimo rumo que tomou o movimento espirita brasileiro, dirigido e orientado pela Federação Espírita (roustainguista) Brasileira. É um trabalho de pesquisa doutrinária sério, que precisava ser mais divulgado na comunidade espírita, pois só diz verdades que precisam ser conhecidas, principalmente, dos jovens estudiosos da doutrina. Constantemente, eu o consulto para transcrever em meu boletim, "O Franco Paladino", tudo de bo"m que ele nos apresenta."

Fonte: Blog Gélio Lacerda

3 comentários:

  1. Onde poderemos adquirir o referido livro?

    Segundo a EME(editora) o livro está esgotado.

    Teríamos como adquirir em PDF?

    Precisamos divulgar EM MASSA tais informações.

    ResponderExcluir
  2. Wilton, creio que você poderá encontrar o livro do Gélio Lacerda no site www.estantevirtual.com.br

    Desconheço uma versão em PDF de "Conscientização Espírita".

    ResponderExcluir
  3. Como filho do autor estou digitalizando o livro de meu pai e tão logo estará em seu portal: http://geliolacerda.blogspot.com.br/ Quem tiver interesse poderá adquirir o número um da Revista Conscientização Espírita. É um resumo da obra e sua repercussão nos meios espíritas. atenciosamente, Dr. Estêvão Zizzi

    ResponderExcluir