domingo, 18 de setembro de 2011

Artigos de Sérgio Aleixo dividem leitores do blog

Os artigos de Sérgio Aleixo, vice-presidente da ADE-RJ (Associação de Divulgadores do Espiritismo do Rio de Janeiro), palestrante e escritor espírita publicados em "O Blog dos Espíritas" tem mexido com a cabeça de vários leitores.

A maioria concorda com a posição adotada por Aleixo, defensor da Doutrina Espírita tal qual foi codificada por Kardec em parceria com os Espíritos Superiores, assim como a utilização do Controle Universal do Ensino dos Espíritos - CUEE, detalhado minuciosamente por Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo, para a aceitação ou não de comunicações como doutrinárias.

A minoria é composta por espíritas cristãos que defendem o ponto de vista do Espiritismo ser uma religião, a infalibilidade dos médiuns e suas comunicações, a crença em André Luiz e suas colônias espirituais.

Alguns leitores entram em contato conosco de forma gentil e ponderada, acerca de seus pontos de vista doutrinários, outros, mais exaltados, discordam radicalmente de Aleixo e da posição do blog, que ratifica o posicionamento do vice-presidente da ADE-RJ.

Não é objetivo de "O Blog dos Espíritas" impor seu ponto de vista a ninguém. Respeitamos quem acredita ser o Espiritismo uma religião, embora discordemos dessa afirmação e de tantas outras que estão em clara contradição com os princípios espíritas. Pedimos, então, àqueles que discordam do posicionamento do blog e do escritor Sérgio Aleixo que, se o quiserem, exponham seu ponto de vista dentro da razão e do embasamento doutrinário. Que defendam suas idéias sem ofender o contrário. Argumentem. Criticar a pessoa ou pessoas que defendem a pureza doutrinária do Espiritismo é mostrar desconhecimento da Doutrina Espírita e de argumentos. Pois o que se deve combater são as idéias, e não os indivíduos.

Este blog permanecerá na sua linha de esclarecimento do Espiritismo para aqueles que não conhecem a doutrina e tampouco creem no que leram ou assistiram em livros/filmes como Nosso Lar. Apesar do nosso pouco tempo online, temos certeza que fizemos com que muitos espíritas, simpatizantes e até mesmo opositores da Doutrina refletissem sobre ela de forma honesta e sincera, possibilitando que imagens errôneas veiculadas pela mídia fossem desmistificadas.

“Segue-se que a opinião de um Espírito sobre um princípio qualquer não é considerada pelos espíritas senão como uma opinião individual, que pode ser justa ou falsa, e não tem valor senão quando é sancionada pelo ensino da maioria, dado sobre os diversos pontos do globo”. (Revista Espírita, 1865)

“Mas nunca será demasiado repetir: não aceiteis nada cegamente. Que cada fato seja submetido a um exame minucioso, aprofundado e severo.” (O Livro dos Médiuns – Kardec – item 98)

14 comentários:

  1. O espiritismo é uma doutrina que exige estudo, sempre. Não á toa, o Espírito Verdade (ou de Verdade, ou, ainda da Verdade)conclamou aos espíritas se instruírem. Isso não só pode como deve ser feito sempre com educação, respeito e bom senso, que foram as diretrizes que o próprio Kardec utilizou ao codificar a doutrina.
    Faço parte do time daqueles que não vêem o espiritismo como religião, pois Kardec foi claro em afirmar que assim não seria, mas reconheço que a doutrina foi alçada a condição tal, através da popularização da mesma no Brasil e dos desmandos de outras religiões que perseguiram o espiritismo, envolvendo-o numa aura de mistificação e, até, de doutrina do "demônio". Herculano Pires também reforçou a tese de que o espiritismo é uma religião, baseando-se em conceitos que, de qualquer forma, merecem ser estudados e refletidos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em grande parte com o raciocínio de Sergio Aleixo e companhia. Só não sou a favor de princípios e manifestações claras de tendências inquisitórias. E com todo o amor a Kardec não o definiria como O MESTRE, O Mestre, só conheço um, Jesus cristo ou O Espirito de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a maioria dos argumentos do Prof. Sérgio Aleixo, entretanto, devemos também observar que o radicalismo imposto por ele é um tanto quanto forte, ora vejamos, embora seus argumentos sejam fortes com relação a Emannuel e André Luís, há que se levar em conta a mensagem a qual foi transmitida por eles, evidentemente tais espíritos quiseram orientar na prática do bem e não o contrário, sendo assim, acredito que o Prof. Sérgio acabou optando pelo conservadorismo,com isso, sua critíca a Chico Xavier acabou por ser um pouco rude demais........

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos deve existir engano em aguns comentário. Pelo que pude assistir no video de Sérgio Aleixo ele defendde com muita clarezae proprieade de causa que o espiritismo é sim uma religião e totalmente norteada por Kardec. AGORA O QUE PRECISA SE ESCLARCER,é que não é mais um areligião do ponto de vista liturgico; mas muito mais que isso propoe qu eo individuo se religue ao DEUS criador compreendendo as leis dinamicas da natureza. Sem dúvida o espiritismo é sim uma religião, e não tem como ser diferente, basta ver todo o movimento das obras kARDECIANAS a nos apresentar DEUS e JESUS a todos instantes.

    O que ocorre é que devemos estudar mais Kardec e menso achismos. Além disso devemos ter o respeuito com aqueles que não estejam cocordando conosco.

    SAÚDE E PAZ

    ResponderExcluir
  5. O Espiritismo, não é uma simples religião como temos por aí no sentido liturgico, ele é a religião pura tal qual saiu da boca de Jesus, livre de todo dogmatismo. É a religião em espírito e em verdade e Kardec deixa isso claro no seu último discurso, e então no sentido filosófico que ele se reporta ao espiritismo como religião e e´simples de se entender, quem não entendeu foi o Meb, a cepa e o nefca.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo posicionamento do blog. Deveremos sempre combater ideias e não indivíduos. Afirmamo-nos ser reencarnacionistas e no momento de testemunhá-la, respeitando as difereças, apelamos para a intolerância responsável por conflitos extremistas.

    ResponderExcluir
  7. fico muito feliz em encontrar este blog e tambem por ver que (ainda) há lucidez no movimento espirita. sergio aleixo, vi sua palestra na semana kardec 2009. irretocavel.
    os raros espiritas desmistificadores, tem que se unir, primeiro para impedir o movimento de unificaçao do espiritismo proposto pela feb. isso pq, primeiro é preciso resgatar a Doutrina deste "UMBRAL" (termo do "nosso medico reporter") de mistificaçoes, sendo a maior delas, roustaing. acolhida como o filho prodigo do catolicismo que vive na maior parte dos espiritas. quanto a emmanuel, andre luiz e humberto de campos, pessoalmente, nao creio que queiram prejudicar o movimento. chico sempre teve enorme senso moral, se fossem prejudiciais, ele os repeliria. o problema me parece ser a federaçao que, ignorando kardec,e divinizando roustaing, tem campo aberto para alterar os livros deles a bel prazer. suas comunicaçoes nao tem criterio de universalidade, sao opinioes. cabe ao nosso discernimento acreditar ou nao. nao esquecendo que dao a feb e ao chico, um INFALIBILIDADE PAPAL, esquecendo - se que quem diviniza e santifica pessoasé, (ou pelo menos deveria ser) só a igreja catolica. para a feb, aplica - se paulo: "o bem que eu quero, eu nao faço, ja o mal que eu nao quero, isso eu faço ".

    ResponderExcluir
  8. Descobri este grande (pelo menos para mim) expositor, Sérgio Aleixo, nestes dias. Grandeloquente este homem! Ele pontua com maestria inumeras contradições de Emmanuel e Andre Luiz que leituras superficiais das mensagens destes Espíritos não nos permitem perceber de pronto. Realmente, tais contradições eu a vi, muitas delas percebi. E ficava comigo a pensar sobre o porquê de opiniões que ouvia e que captava estarem frontalmente contrárias aos principios exarados nos livros da codificação, principalmente nos aspectos em torno do que poderiamos chamar de "fisiologia do Espírito" ou "ambiência dos planos espirituais". Sérgio Aleixo nos faz pensar sobre isso e também sobre o momento de repensarmos melhor a doutrina Espírita, porque infelizmente ela parece ter sido distorcida pelas velhas falhas humanas. Teremos que deixar o orgulho de lado e aceitar de uma vez por todas, reconhecendo o erro de termos levado às suas ultimas consequencias o "andreluizismo" e o "emmanuellismo". Concordo com ele: estes Espíritos devem ser enquadrados na categoria de Pseudosábios, sem necessariamente descambarmos para a ideia dicotômica de "Espíritos maus ou bons". Como escreveu Kardec a respeito da linguagem desses Espíritos: "Sua linguagem é a mistura de ALGUMAS VERDADES com os erros mais absurdos".

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Parabéns pela posição do blog!

    Gente é simples, os espiritismo não é uma simples religião, é uma religião verdeira, não no sentido usual da palavra, esta doutrina é livre de dogmas e crendices. Mas por que não consideramos: "Religião, filosofia e ciência" e sim "Moral, filosofia e ciência." Simples! crer em Deus, nosso nobre criador é um detalhe, é algo simples de se entender, mas para muitos, crer no Divino é necessário ter qualquer tipo de crença e ritual. Então eu lhes afirmo: "O espírita é, por consequência, religioso (pois todos nós temos nossos próprios dogmas), mas o espiritismo não (no sentido usual da palavra), porém, a doutrina espirita não proíbe o espírita de ser religioso, pois mesmo assim, não ferirá a doutrina dos espíritos, porém a partir do momento em que a religião no sentido pejorativo com relação a doutrina começar a interferir, a ferirá e trará consigo o misticismo." Por isso sou do "time" dos que querem a doutrina espirita pura, enriquecedora e benevolente e como sempre evoluindo, pois não quero que minhas crenças pessoais interfiram nela.

    Paz pessoal!! :) ;D :) :D

    ResponderExcluir
  11. Descobri o espiritismo há cerca de 15 anos depois de um estudo exaustivo do novo testamento, segundo as traduções das bíblias católicas. Encontrei no Livro dos Espíritos de Allan Kardec uma extensão dos meus estudos bíblicos.

    Mas os livros psicografados por Francisco Cândido Xavier, dos autores "André Luiz" e "Emmanuel" sempre me pareceram obras que não correspondiam à tal extensão do testamento da Biblia nem do Livro dos Espíritos. Não se tratava de não admitir outras mensagens mediúnicas que não as que estão na codificação espirita. Aquelas mensagens em particular, dos autores espirituais já citados, é que não me pareciam na mesma linha.

    Acontece que, cada vez, mais o movimento espirita vai adoptando essas mensagens como doutrinárias, inclusivamente misturando-as de forma mais ou menos explicita, com a leitura de textos da Codificação. E ficou-me o dilema: porque razão me integrar num movimento numa linha de pensamento com que não me identifico? Ainda não sei responder a essa questão porque não vejo alternativa. Não me integrando neste movimento, não me integro em mais nenhum.


    Embora eu seja um adepto do espiritismo tal como o que Allan Kardec escreveu nos apresenta, acho que o movimento espirita actual se afasta demais daquilo que me levou a interessar-me por ele. Não é mera uma questão de pormenor. estão em jogo princípios fundamentais.

    Sergio Aleixo, baseado em estudos sérios, em argumentos claros, vem confirmar aquilo que eu já sentia. Se antes eu me sentia como um "anormal" entre os espiritas por pensar assim, hoje sei que estava certo.

    Nota: nada tenho contra Chico Xavier. Pelos dados biográficos que li acho que era um bom homem, de boas intenções, um bom exemplo de pessoa. Não me quero queixar do mensageiro, pois as mensagens não são da respectiva autoria.

    ResponderExcluir

  12. Os espiritos desencarnados tem necessidade de Alimentação????
    Andre Luiz fala que sim Kardec fala que não.

    Vejamos esse texto

    Revista Espirita ANO 2 - ABRIL 1859 - Nº. 4 de Allan Kardec

    Há sensações que têm sua fonte no próprio estado de nossos órgãos; ora, as necessidades inerentes ao nosso corpo não podem ocorrer do momento que nosso corpo não existe mais.

    O ESPÍRITO NÃO SENTE, POIS, NEM A FADIGA, NEM A NECESSIDADE DE REPOUSO, NEM A DE ALIMENTAÇÃO, PORQUE NÃO TEM NENHUMA PERDA A REPARAR; NÃO É AFLIGIDO POR NENHUMA DE NOSSAS ENFERMIDADES.

    As necessidades do corpo ocasionam as necessidades sociais, que não existem mais para os Espíritos: assim, para eles, os cuidados dos negócios, os tormentos, as mil tribulações do mundo, as aflições que se dão para se proporcionar as necessidades ou as superfluidades da vida não existem mais; têm piedade do trabalho que nos damos por vãs futilidades; e, todavia, tanto os Espíritos elevados são felizes, quanto OS ESPÍRITOS INFERIORES SOFREM, MAS ESSES SOFRIMENTOS SÃO DE PREFERÊNCIA ANGÚSTIAS, QUE POR NADA TEREM DE FÍSICAS NÃO SÃO MENOS PUNGENTES; ELES TÊM TODAS AS PAIXÕES, TODOS OS DESEJOS QUE TINHAM EM SUA VIDA (falamos dos Espíritos inferiores), e seu castigo é não poder satisfazê-los; para eles, é uma verdadeira tortura, que crêem perpétua, porque sua própria inferioridade não lhes permite ver o fim, e lhes é, ainda, um castigo.

    O ESTADO DO ESPÍRITO, COMO ESPÍRITO, VARIA EXTRAORDINARIAMENTE EM RAZÃO DO GRAU DE SUA ELEVAÇÃO E DE SUA PUREZA.

    À MEDIDA QUE SE ELEVA E SE DEPURA, SUAS PERCEPÇÕES E SUAS SENSAÇÕES SÃO MENOS GROSSEIRAS; ADQUIREM MAIS FINURA, SUTILEZA, DELICADEZA; ELE VÊ, SENTE E COMPREENDE COISAS QUE NÃO PODIA NEM VER, NEM SENTIR E NEM COMPREENDER EM UMA CONDIÇÃO INFERIOR.

    Ora, sendo cada existência corpórea, para ele, uma oportunidade de progresso, o conduz para um meio novo, porque se encontra, se progrediu, entre Espíritos de uma outra ordem cujos pensamentos e todos os hábitos são diferentes.

    Acrescentemos a isso que essa depuração permite-lhe penetrar, sempre como Espírito, em mundos inacessíveis aos Espíritos inferiores, como, entre nós, os salões da sociedade são interditados às pessoas mal educadas.

    Quanto menos está esclarecido, mais o horizonte lhe é limitado; à medida que se eleva e se depura, esse horizonte cresce e, com ele, o círculo de suas idéias e de suas percepções.

    Vou realçar essa observação de Kardec

    O ESPÍRITO NÃO SENTE, POIS, NEM A FADIGA, NEM A NECESSIDADE DE REPOUSO, NEM A DE ALIMENTAÇÃO, PORQUE NÃO TEM NENHUMA PERDA A REPARAR; NÃO É AFLIGIDO POR NENHUMA DE NOSSAS ENFERMIDADES.

    NEM DA ALIMENTAÇÃO POR QUE NÃO TEM NENHUMA PERDA A REPARAR

    Allan Kardec

    Revista Espirita ANO 2 - ABRIL 1859 - Nº. 4 de Allan Kardec

    Wilson Moreno na busca da Verdade

    https://www.facebook.com/201057866899592/photos/a.201096146895764.1073741829.201057866899592/211215775883801/?type=3

    ResponderExcluir
  13. OS ANIMAIS NO MUNDO ESPIRITUAL.
    Quem ta certo Andre Luiz ou Kardec ?????
    O Livro dos Médiuns cap Capítulo XXV

    283. Evocação de animais.

    36. Pode-se evocar o Espírito de um animal?

    — O princípio inteligente que animava o animal fica em estado latente após a morte. Os Espíritos encarregados desse trabalho imediatamente o utilizam para animar outros seres, através dos quais continuará o processo da sua elaboração. ASSIM, NO MUNDO DOS ESPÍRITOS NÃO HÁ ESPÍRITOS ERRANTES DE ANIMAIS, MAS SOMENTE ESPÍRITOS HUMANOS. ISTO RESPONDE A VOSSA PERGUNTA.
    37. Como se explica então que certas pessoas tenham evocado animais e recebido respostas?

    — Evoque um rochedo e ele responderá. Há sempre uma multidão de Espíritos prontos a falar sobre tudo.

    Andre Luiz mistificou falando que existe animais vagando no mundo espiritual, Kardec explica isso não existe. ASSIM, NO MUNDO DOS ESPÍRITOS NÃO HÁ ESPÍRITOS ERRANTES DE ANIMAIS, MAS SOMENTE ESPÍRITOS HUMANOS. ISTO RESPONDE A VOSSA PERGUNTA.
    Nota de Herculano Pires

    Espíritos errantes são os que aguardam nova encarnação terrena (humana) mesmo que já estejam bastante elevados. São errantes porque estão na erraticidade, não se tendo ainda fixado em plano superior.

    OS ESPÍRITOS DE ANIMAIS, MESMO DOS ANIMAIS SUPERIORES, NÃO TÊM ESSA CONDIÇÃO.

    Ler na Revista Espírita, nº 7 de julho de 1860, as comunicações do Espírito de Charlet e a crítica de Kardec a respeito. Na edição Edicel, página 218 do volume terceiro, título \"Dos Animais\". (N. do T.)

    Como disse Herculano Pires OS ESPÍRITOS DE ANIMAIS, MESMO DOS ANIMAIS SUPERIORES, NÃO TÊM ESSA CONDIÇÃO.
    Não tem espiritos de animais na erraticidade, Andre Luiz mistificou nessa questão.


    O Livro dos Espirtos

    600. A alma do animal, sobrevivendo ao corpo fica num estado errante como a do homem após a morte?

    — Fica numa espécie de erraticidade, pois não está unida a um corpo. Mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. É a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito.

    O ESPÍRITO DO ANIMAL É CLASSIFICADO, APÓS A MORTE, PELOS ESPÍRITOS INCUMBIDOS DISSO E UTILIZADO QUASE IMEDIATAMENTE: NÃO DISPÕE DE TEMPO PARA SE PÔR EM RELAÇÃO COM OUTRAS CRIATURAS.

    Vemos claramente que não existem animais desencarnados vagando no mundo espiritual, como disse Kardec O ESPÍRITO DO ANIMAL É CLASSIFICADO, APÓS A MORTE, PELOS ESPÍRITOS INCUMBIDOS DISSO E UTILIZADO QUASE IMEDIATAMENTE: NÃO DISPÕE DE TEMPO PARA SE PÔR EM RELAÇÃO COM OUTRAS CRIATURAS.

    Wilson Moreno


    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! Eu fico impressionado como os colegas de DE insistem em bater a tecla de Religião para a DE. O próprio Kardec em sua obra O QUE E O ESPIRITISMO,logo no inicio diz bem claro: ... (A DE NÃO E RELIGIÃO E SIM CIÊNCIA E FILOSOFIA...)e continua religião podemos dar no sentido de muitas pessoas participarem da divulgação da DE,nada mais,sem nenhum dogma !! O que vejo e ouço entre linhas é o desejo de que seja uma religião,absurdo,tão grande Vamos sair das rédeas do Religioso dogmático,das igrejas e religios,ai sim católica.

    ResponderExcluir