quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Porque Não Considerar o Espiritismo Como Religião

Por Jorge Muta, do blog "Espiritismo com Profundidade"

Artigo baseado em trechos do livro "O Laço e o Culto" de Krishnamurti Carvalho Dias.

A questão de saber se o espiritismo é ou não uma religião, mais que todas as outras questões, não é matéria meramente opinativa, pois depende de apreciação de muitos fatos, mas conduz a posições opinativas, a radicalizações. Irei nesse tópico apenas elencar fatos históricos e etimológicos trazidos por Kardec sobre a questão "religião", na Revista Espírita.

Sentindo Kardec que as palavras se revestem de imensa importância, cuidou de garantir, assegurar, que o espiritismo, todo um novíssimo universo de idéias e fatos, pudesse ser traduzido, vazado, por um elenco de palavras perfeitamente explícito, com um mínimo risco de confusões e obscuridade possível.

A codificação é, no seu contexto, tão explicita, tão clara, que me pergunto como pode haver alguma dúvida sobre as transparentes colocações de Kardec.

Para ler o artigo na íntegra, baixe o pdf aqui. O disponibilizamos para download e não o postamos na íntegra por este possuir 12 páginas.

3 comentários:

  1. Pois é Jorge,....essa é uma questão complicada dentro do MEB. Na minha casa esse assunto já gerou muita discussões, eu defendendo a idéia de que Espiritismo não é religião, esposa e filhos defendendo que é. Como não queria dormir no sofá, rsrs, fizemos o seguinte acordo: Todo Espírita têm o DIREITO de dizer que Espiritismo é "Sua Religião", da mesma forma que têm o DEVER de informar que segundo as Obras Básicas Espiritismo não é Religião, conforme a sociedade assim entende.

    Abç

    ResponderExcluir
  2. Pois é Sílvio...aí lembro Platão respondendo a uma das últimas perguntas do Livro Dos Espíritos: "Guerra De Palavras, Guerra de palavras..."!Eu poderia dizer para você que todo o espírita tem o direito de dizer que o espiritismo é a sua religião, porque ele adora a Deus,porque isso é um sentimento inato, porque não há e jamais houve povos ateus e que todos compreendem que há um ser supremo (respostas ás questões de 649 à 652 de O Livro dos Espíritos"). Se orar (e há uma lista de orações ao final do Evangelho Segundo O Espiritismo), adorar a Deus, se submeter a ele, se buscá-lo não é na essência, ser religioso, é o que?Ser materialista?! Mas tanto faz....por isso citei Platão: Guerra de Palavras! talvez você leia isso e diga que estou equivocado e devo ler mais as obras básicas. Ler mais e melhor! Chame isso tudo que eu citei como quiser e a verdade é que quanto mais nos subtemos a Deus, nos ligamos a ele pela prece , pela desprendimento, pela caridade, mais evoluímos! Se isso eu chamo de ser religioso e você não, é guerra de palavras. O certo é que "Fora da Caridade não há salavação"

    ResponderExcluir
  3. É bem simples gente. Na religião há espiritas mas não há religiosos (de outras religiões que geralmente são dogmáticas) na Doutrina Espirita, pois se concordacemos com os dogmas de outras religiões (não que não devamos respeitar) não seriamos espíritas mas se espíritas acreditam em Deus mas sem dogmas são religiosos que não pertencem a uma religião (sim uma doutrina) que só não é uma religião no sentido usual (com dogmas) pois tb inclui ciência (não que esta deva se opor como disse Kardec) e filosofia.

    Viu gente, não é tão difícil ;D, mas na situação atual (em que a parte religiosa do espiritismo está se mistificando e dogmatizando) se faz necessário ter MUITO MAIS cuidado.

    ResponderExcluir