domingo, 29 de abril de 2012

O Analfabetismo Doutrinário dos Espíritas

Por Francisco Amado

Eu já conheço "a verdade", pra que perder tempo com "a mentira"?

O que travou a evolução do pensamento filosófico e científico por quase mil anos na história da humanidade foi esta falácia.

Exatamente o tipo de pensamento que tem estagnado o desenvolvimento da doutrina espirita em bases racionais.

Se na Idade Média, o pensamento filosófico estava escravizado pela tutoria da Igreja Católica, hoje o Espiritismo esta escravizado pelo que dita Chico Xavier e suas fantasias mediúnicas.   

A maioria descarta um aprofundamento nos estudos da base doutrinária, porque para estes "a verdade" já foi revelada através das obras de André Luiz que, do alto da sua sabedoria, conta como funciona o plano espiritual.

Ora, se o espírita já esta de posse da verdade, que lhe foi revelada diretamente do Nosso Lar, por que perder tempo filosofando?

Mas é preciso levar em conta algo que é não é avaliado no Movimento Espírita Brasileiro, que se gaba de ser aquele que mais lê, que mais compra livros e que têm o maior índice de grau de escolaridade. Uma pesquisa no meio espírita que indique o índice de analfabetismo funcional.

Se o espírita lê tanto, porque não consegue compreender a Doutrina Espírita por um mesmo prisma?

Buscam-se de preferência romances, isso pode explicar a dificuldade que tem de compreender textos que exigem o discernimento.

O livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, por exemplo, é uma amostra bastante significativa do nível de analfabetismo funcional então reinante no Movimento Espírita Brasileiro, uma vez que o livro, além de ser uma violência à inteligência humana, atinge apenas o emocional e ainda é crivado de erros.

Apenas um exemplo:

• Pág.31: "Os naturais os recebem como irmãos muito amados. A palavra religiosa de Henrique Soares, de Coimbra, eles a ouvem com veneração e humildade." Qualquer aluno do ensino fundamental sabe que nem nos melhores sonhos portugueses da época foi assim os contatos entre europeus e nativos. Outro detalhe: como os nativos ouviriam palavras religiosas com veneração e humildade se eles simplesmente não entendiam uma só palavra?

Para saber mais faça sua pesquisa e se puder leia o livro “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”

O grande problema é que, com isso, vamos repetindo o passado. A grande maioria de pessoas que chegam à doutrina vem de leituras de romances mediúnicos e, para estes, ali está a verdade. Portanto, para estes, é Kardec que tem que se submeter ao que revela o espírito X e não ao contrário, e como eles já estão de posse da verdade, para que perder tempo com "a mentira"?

São os modernizadores que questionam porque deveríamos ficar estagnados às revelações de mais de 150 anos atrás, e pensam estar refutando Kardec, sem terem lido, estudado, analisado e esmiuçado o Livro dos Médiuns, O Livro dos Espíritos, O Que é o Espiritismo, a Revista Espírita, dentre outros.

Ou seja, porque perder tempo filosofando se eu já sei a verdade? Para estes o fato de fulano ou cicrano, o médium x ou y já terem refutado esta visão é o suficiente.

Mas estes argumentos acometem à boa e velha falácia ad verecundiam, isso é, o "apelo à autoridade." Ou seja, acredita-se em uma determinada posição não por causa de sua correspondência à realidade ou pela força de suas premissas que levam a uma conclusão lógica inevitável, mas por causa de uma autoridade qualquer que diz que deve ser de tal e qual modo.

Foi por argumentos assim que por tanto tempo a humanidade acreditou que era o Sol que girava em torno da Terra, e não o contrário. As "autoridades" diziam isso, apesar de pensadores da corrente "não oficial" já terem descoberto o contrário.

Acredita-se às vezes que determinado pensador foi "refutado" simplesmente porque existem críticas à sua obra. Mas como saber se as críticas são procedentes se eu não conheço o pensamento criticado?

Como saber se o crítico está expondo corretamente o pensamento do seu opositor?

A metodologia está explícita e implícita na obra de Kardec.

As comunidades nas redes sociais como Orkut e Facebook mostram de forma clara e indiscutível no que se transformou o Espiritismo, mais uma seita de seguidores fanatizados que não aceitam debater os livros deste ou daquele médium.

Algumas pessoas justificam afirmando: “Eu jamais me darei o direito de contestar Chico Xavier, pois o que ele é hoje, nós teremos muito ainda a trilhar para alcançar.”

Ora, isso não é aplicar a metodologia de Kardec, e aí basta consultar o ESE em sua introdução, onde encontramos a seguinte recomendação.

“O primeiro controle é, sem sombra de dúvida, o da razão, à qual é preciso submeter, sem exceção, tudo quanto vem dos Espíritos.”

A verdade é que quando não existe questionamento e crítica, quando não há debate transparente, certamente haverá dominação, ignorância, apatia e graves entraves à autonomia da razão humana e ao desenvolvimento espiritual da humanidade.

Enquanto espiritólicos alimentarem o pensamento que já conhecem a verdade, eles jamais vão perder seu tempo com a mentira.

E verdade para eles consiste em ônibus no plano espiritual, cigarro, sucos de laranja, compra e venda de casas, sala de banho, flechas magnéticas, gravidez espiritual, gatos e espiões no Umbral.

É todo um mundo maravilhoso da fantasia mediúnica, pois façam bom proveito enquanto eu me engano com a realidade.

Fonte: http://ensinoespirita.blogspot.com.br/2012/04/o-analfabetismo-doutrinario-dos.html

4 comentários:

  1. Não concordo que o espírita brasileiro, de uma maneira geral,se limite ao conhecimento de romances e defina a verdade doutrinária como contida ou revelada, no que o autor classifica como fantasias mediúnicas de Chico Xavier,ou de outros médiuns(no caso le indiretamente se refere ao Bacelli,queé bastante polêmico).Existem também espíritas que estudam as obras básicas e conhecem Kardec.Não são só os supostamente,intelectuais ou livre pensadores que o fazem.Embora realmente certa parcela dos espíritas sejam os chamados espiritólicos e busquem ainda dentro do igrejismo que os caracteriza,uma visão sobrenatural da doutrina espírita.Não podemos desconstruir toda a obra benemérita de Chico,o classificando post-morten de desequilibrado ou coisa semelhante.Onde fica então toda a consolação que ele prodigalizou a todos que o procuraram?O papel de Chico na divulgação da Doutrina espírita,é reconhecido inclusive por Herculano Pires e outros pensadores espíritas influentes com o prof José Passini .Para "kardequizar"o Espiritismo,façamos cada um a nossa parte procurando conduzir companheiros menos afeitos aos estudos doutrinários,justamente á prática dos mesmos;dando exemplo de tolerância sem ranço de elitismo,que para muitos de nós foi causa de queda em vidas pretéritas.Não é rotulando-os de analfabetos funcionais em Espiritismo,que conseguiremos isso.Falo isso com toda a consideração que o autor merece.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente estou começando a achar que nós (Kardecistas) é que estamos errados. Estou realmente tentado a por em prática o velho ditado: "se não pode vencê-los, junte-se a eles (no caso, os xaveristas)".
    Pensem bem, as vantagens são muitas!
    Não vamos perder mais tempo estudando. Criticar então o que está lendo, ouvindo ou mesmo vendo... para quê isso? Teremos apenas que aceitar, não é muito mais fácil?
    Nossa realidade será ao nosso gosto. Ônibus voadores, frutinhas perfumadas, comida e bebida produzidas com a mais pura água das montanhas floridas do vale encantado. Vamos estar protegidos por muros com baterias elétricas que lançam dardos magnéticos, seja lá o que for isso! Mais lembrem-se: não precisa perguntar muito não, baterias elétricas e dardos, PRONTO!
    Existem três maneiras de ter isso: drogas ou livros do Chico.
    (Sim, eu enumerei três maneiras,. Não tem nenhum erro ai não. Aceita calado...)
    Jesus então, não será um guia, um mestre. Aprender dá trabalho, ensinar é inútil! Apenas peça, ore, e ele resolve. Quer mais moleza que isso?
    As conversas serão muito mais "ricas", basta falar algo, dizer que é um espírito que disse e pronto. Espíritos são muito mais sábios! Eles sabem o que estão falando...
    Faremos mais amigos.
    Não seremos vistos como coitados.
    Posso ficar aqui a noite toda enumerando só as vantagens. Mais existe uma desvantagem, tinha que ter, deveremos passar um período no UMBRAL eliminando nossas impurezas. Vai pensar mais bobão!!!
    Mais depois iremos para o mundo feliz já que a felicidade não é deste mundo!
    Senhoras e senhores, respondam com sinceridade, as seguintes perguntas são sérias: não seria bem melhor se o Papai Noel existisse? O que estamos esperando?
    Viva Chico Xavier! Viva!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post.
    Realmente hoje em dia, ou melhor, já há alguns anos, as pessoas resumiram o Espiritismo a Chico Xavier e Zíbia Gasparetto.
    Eu, no meu ver, acho que está errado.
    Admiro Chico Xavier, seu trabalho, seu exemplo, mas acho que ele não é tudo, nem o Senhor da Razão.
    Hoje, morando já 20 anos do outro lado do mundo, não encontro lugar para estudar.
    Lembro-me quando criança, que acompanhava minha mãe a uma casa espírita onde se estudava.
    Toda reunião era para estudo.
    Não sei como anda o Brasil, mas aqui, nas casa espíritas brasileiras, nada se estuda.
    As pessoas fazem "rituais" e nada mais.
    Ninguém pensa, apenas seguem o fluxo.
    Enfim, muito triste o que está acontecendo.
    Abraxos.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que devemos ir as fontes primárias do espiritismo:As obras de Allan Kardec . Não esquecendo que devemos submeter tudo à razão.Tudo mesmo , inclusive as fontes primárias, pois mesmos elas não podem se sobrepor à nossa consciência.Se o Espiritismo é o que afirma ser: Fé racional , não deverá tomar outro caminho que não seja este. Radical? talvez...entretanto , melhor o radicalismo que me leva a estudar e a ter uma opinião do que seguir com o rebanho as teses de outros , por mais "veneráveis" e "santos" que sejam.

    ResponderExcluir