segunda-feira, 24 de agosto de 2009

[ESPÍRITOS] - Joanna de Ângelis

Joanna de Ângelis é o nome dado pelo médium espírita brasileiro Divaldo Franco ao espírito a que atribui a autoria da maior parte de suas obras psicografadas. Esse espírito é tido também por Divaldo Franco como sua orientadora espiritual.

A obra mediúnica atribuída a ela é composta por dezenas de livros, muitos deles traduzidos para diversos idiomas, versando sobre temas existenciais, filosóficos, psicológicos e transcendentais. Sua Série Psicológica, composta por mais de uma dezena de obras, contém análises baseadas numa visão cristã, espírita e transpessoal.

Sucessivas encarnações

Segundo Divaldo Franco, em sua primeira manifestação, a 5 de dezembro de 1945, Joanna de Ângelis se apresentou com o epíteto "um Espírito amigo", que por muitos anos teria sido um pseudônimo utilizado por ela.

Na obra A veneranda Joanna de Ângelis (Salvador: LEAL, 1987), os autores Celeste Santos e Divaldo Franco defendem que esse Espírito teria sido, em uma de suas encarnações, Joana de Cusa - uma das mulheres que acompanhavam Jesus no momento da crucificação.

Atribuem-se ainda a ela as seguintes personalidades históricas: Santa Clara de Assis que viveu no século XIII, seguidora de São Francisco de Assis e fundadora da Ordem das Clarissas, sóror Juana Inés de La Cruz (pseudônimo religioso da poetisa mexicana Juana de Asbaje, que viveu durante o século XVII) e Joanna Angélica de Jesus, também sóror e depois abadessa que viveu no início do século XIX e protagonizou doloroso drama na Independência da Bahia.

Principais obras

Dentre os livros psicografados por Divaldo que trazem a assinatura de Joanna de Ângelis, sobressaem:

* Dimensões da Verdade - 1965 (conceitos evangélicos e doutrinários)
* Messe de Amor - 1964 (mensagens, dedicadas ao centenário de O Evangelho Segundo o Espiritismo)
* Leis Morais da Vida - 1976 (análises sobre as Leis Divinas)

Da intitulada Série Psicológica

* Jesus e a atualidade- 1989
* O homem integral- 1990
* Plenitude - 1991
* Momentos de Saúde - 1992
* O Ser Consciente- 1993
* Autodescobrimento - 1995
* Desperte e seja feliz- 1996
* Vida: Desafios e Soluções - 1997
* Amor, imbatível amor- 1998
* O Despertar do Espírito- 2000
* Jesus e o evangelho a luz da psicologia profunda- 2000
* Triunfo Pessoal - 2002

Fonte: Wikipedia

2 comentários:

  1. A contribuição da veneranda Joanna de Ângelis para todos nós espíritas ou não,seus leitores,é inestimável.Seus estudos psicológicos na linha da Psicologia transpessoal são preciosos,e deveriam estar no currículo das faculdades de psicologia.Obrigado Joanna de Ângelis!Obrigado Divaldo!

    ResponderExcluir
  2. CERTA VEZ EU ESTAVA NUM CURSO SOBRE
    JOANNA DE ÃNGELIS, NA ASSOCIAÇÃO MÉ
    DICO ESPÍRITA DE PELOTAS, ERA O PRIMEIRO DIA DO CURSO, FOI ENTÃO QUE SENTI UM PERFUME MUITO BOM, FORTE, E DIFERENTE DE TUDO, FIQUEI PROCURANDO DE ONDE VINHA... ERA UM PERFUME ESPIRITUAL, ERA O PERFUME DE JOANNA DE ÂNGELIS, MAIS DUAS COLEGAS SENTIRAM E COMENTARAM COMIGO, OUTRAS PESSOAS SENTIRAM E NÃO COMENTARAM NO MOMENTO. O PERFUME SUMIU DE REPENTE ASSIM COMO TINHA SURGIDO. DEPOIS DE UM DIA EU ESCREVÍ UM ACRÓSTICO SOBRE ESTE ACONTECIDO, COLOQUEI O NOME DE PERFUME DE JOANNA, E O ACRÓSTICO COM O NOME DE JOANNA, E DEI AO PALESTRANTE SÉRGIO LOPES. DEPOIS ELE MAIS TARDE COMENTOU MAIS OU MENOS UM ANO DEPOIS, E SOUBEMOS QUE OUTRAS PESSOAS HAVIAM SENTIDO O PERFUME NAQUELE DIA.
    SIMPLESMENTE MARAVILHOSO. NARA R.S.SILVEIRA.

    ResponderExcluir